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Bem-estar no trabalho: saiba o que é e como promover!

O ambiente corporativo moderno expõe, frequentemente, os colaboradores a demandas constantes, com prazos apertados e diferentes níveis de estresse. No entanto, priorizar o bem-estar dos funcionários é fundamental, visto que um ambiente empresarial mais saudável corrobora para o crescimento tanto da empresa, quanto da carreira profissional dos colaboradores. O estudo Panorama do bem-estar corporativo, realizado pela Gympass com mais de 9 mil pessoas, indica que cerca de 83% dos entrevistados consideram o bem-estar nas empresas tão importante quanto o fator salarial. A pesquisa supracitada indica, ainda, que 77% dos participantes deixariam de trabalhar em uma empresa devido à falta de bem-estar. 

Deseja saber mais sobre o assunto e de que maneira você pode cuidar do seu bem-estar? Então te convidamos a ler este conteúdo produzido por nós, do Blog da Up Health, em parceria com nossos especialistas.

Veja mais  – Burnout: conheça os 7 estágios da síndrome e como cuidar!

Saiba do que se trata o bem-estar dos funcionários! 

Para pensar no bem-estar dos funcionários, é importante considerar diversos aspectos que vão tanto de uma carga horária de trabalho saudável, quanto a perspectiva de atuar em uma empresa que promove um bom ambiente para trabalhar. Segundo a Associação Brasileira de Qualidade de Vida,  o bem-estar se caracteriza como um conceito multidimensional, que envolve diversos aspectos como a saúde física, mental, social, relacionamentos, a capacidade de lidar com momentos de estresse, entre outros. No entanto, no contexto empresarial, a pressão para o alcance de metas e a falta de reconhecimento, inibem o bem-estar dos indivíduos. 

Um outro estudo realizado pela Gympass, o ROI do Bem-estar Corporativo, mostra que a saúde dos colaboradores está diretamente ligada à performance das empresas. As organizações que oferecem suporte e recursos adequados aos funcionários para garantir o bem-estar, podem obter uma força de trabalho mais produtiva e engajada. 

Conheça os 4 pilares do bem-estar no trabalho! 

A Convenção de Segurança e Saúde dos Trabalhadores Ocupacional da Organização Internacional do Trabalho (n°155), prevê algumas recomendações sociais e estruturais  para a proteção da saúde e segurança dos trabalhadores. Isso porque, uma pesquisa realizada no final de 2022, pela Organização Mundial da Saúde em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) , indicou que anualmente cerca de 12 bilhões de dias são perdidos devido às causas de esgotamento profissional, depressão e ansiedade, o que custa quase 1 trilhão de dólares à economia global. Nesse sentido, torna-se fundamental compreender ações particulares que contribuem para resultados práticos e eficazes para a promoção de colaboradores mais saudáveis e engajados. Confira os 4 pilares do bem-estar

1 – Bem-estar físico: requer muito dos hábitos adotados pelo profissional longe do local de trabalho, afinal, é essencial que os indivíduos se comprometam com a saúde por meio de exercícios físicos, uma alimentação em quantidade e qualidade adequada. A saúde física pode evitar dores no corpo, enfermidades frequentes, fortalecimento do sistema imunológico e muito mais.

2 – Bem-estar emocional: de acordo com pesquisa realizada pelo Institute for Health Metrics and Evaluation, o bem-estar emocional é um dos principais pilares para garantir a saúde de maneira ampla. Além disso, a pesquisa indica, ainda, que para o colaborador conseguir um trabalho de qualidade, é importante que tenha tempo para lidar com o estresse antes de iniciar outra demanda. Esse e outros fatores podem contribuir para o bem-estar do funcionário

3 – Bem-estar social: esse pilar destaca a importância de estabelecer conexões e relacionamentos interpessoais saudáveis na organização. De todo modo, momentos de descontração e celebrações corroboram para o fortalecimento da equipe e da empresa, no geral. De acordo com Great Place to Work, três a cada 10 trabalhadores afirmam que a qualidade de vida e o bem-estar no local de trabalho é um dos principais fatores para a permanência na empresa. 

4 – Bem-estar profissional: apesar de desgastante, buscar o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal é importante para o bem-estar de todos. Para isso, é importante que a empresa pense em jornadas de trabalho mais flexíveis, onde os funcionários encontrem tempo para cuidar de si mesmos.

Saiba como sua empresa pode melhorar o bem-estar dos funcionários! 

De acordo com estudo realizado pela Conexa Saúde, 85% dos profissionais de Recursos Humanos observam a redução de licenças médicas e afastamentos por meio de benefícios e programas de bem-estar. Desse modo, a implementação de políticas que ajudem os funcionários a gerenciar melhor o tempo, estresse, o estímulo ao desenvolvimento de aprendizagem e da carreira profissional e a procura por um maior cuidado na saúde, são alguns aspectos que podem ser adotados pelas corporações. 

Veja como nós, da UP Health, podemos ajudar com este assunto! 

Somos uma administradora de benefícios e temos como objetivo simplificar a vida das pessoas. Para garantir o bem-estar de todos, temos investido em serviços de alto nível, por meio de planos de saúde e odontológicos de qualidade, com condições e um custo acessível para sua empresa. Nós acreditamos no valor da saúde e da vida humana, por isso, contamos com uma equipe qualificada para prestar o melhor atendimento e diferentes opções de acordo com o que você precisa. 

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