Post Instagram combate a tuberculose (Capa para Facebook)

Como se preparar para um exame laboratorial?

Quem tem o costume de fazer os check-ups de rotina conhece bem a importância dos exames laboratoriais. Graças a eles, os especialistas podem notar se o organismo apresenta alguma alteração, mesmo que assintomática, e iniciar o tratamento o mais breve possível.  

Ao realizar um exame laboratorial é muito importante ter atenção a algumas orientações. Caso algumas das recomendações não sejam seguidas, os resultados dos exames podem ser alterados ou nem mesmo poderão ser realizados.

Por isso, listamos alguns requisitos indispensáveis para fazer um exame laboratorial e evitar que os resultados sejam alterados. Confira: 

Respeitar o jejum 

A atenção ao jejum é um ponto muito importante no momento de realizar os exames laboratoriais e não cumpri-lo pode trazer informações falsas sobre o resultado. 

Por exemplo, nos exames de colesterol, exame de triglicérides e exame de glicemia podem apresentar valores anormais sobre a saúde do indivíduo. 

De maneira geral, o jejum é destinado à abstenção alimentar completa, exceto pela ingestão de água, que está liberada na maioria dos exames. Entretanto, cada exame pode exigir uma especificidade de jejum, assim como podem apresentar outras orientações específicas, como a abstenção de alimentos específicos, bebidas alcoólicas, atividade física ou relações sexuais. 

Relatar o uso de medicamentos 

Antes de realizar qualquer tipo de exame, é indispensável que o paciente informe os medicamentos que estão sendo utilizados, pois caso algum remédio utilizado gere interferência nos resultados, somente um médico poderá suspender o uso do medicamento temporariamente. 

Utilize frascos limpos para a coleta 

Os exames em que a coleta é realizada pelo próprio paciente, como o exame de fezes e de urina, devem ser armazenados em frascos limpos e frescos. Isso evita a contaminação com outras substâncias que possam alterar o resultado. 

Escolha o dia certo para o exame 

No caso das mulheres, a menstruação pode provocar alterações nos exames. Por exemplo, para os testes de fertilidade, os exames que dosam a progesterona e estradiol podem apresentar resultados alterados, de acordo com o dia da menstruação. 

Da mesma forma, para diagnosticar a hipertensão, a aldosterona é a substância coletada para análise. Deve ser observado que, na fase pré-ovulatória do ciclo, os índices da substância tendem a estar muito mais altos, o que pode interferir nas informações analisadas. 

Além disso, diversos outros exames podem ser alterados mediante o ciclo menstrual. Por isso, é importante que toda mulher tenha as anotações sobre o seu ciclo menstrual no momento de fazer os exames. 

Para concluir, lembre-se que exames laboratoriais são passíveis de erro. Por isso, após consultar um especialista, procure um bom laboratório. Essa é a maneira mais segura de receber resultados precisos e que sejam relevantes para o momento.  

Conte com a UP Health para te ajudar a realizar suas análises clínicas através dos melhores planos de saúde disponíveis em nosso catálogo.

Estamos prontos para sempre te ajudar da melhor forma possível! É só entrar em contato através dos nossos canais de atendimento: 0800 841 8777 / (27) 3441-4999     

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *