Saiba 3 formas de reduzir o uso de telas e preservar sua saúde!

No cenário contemporâneo, com a presença diária e em larga escala da tecnologia, o uso excessivo de telas tornou-se uma preocupação frequente. Seja por meio do uso de smartphones, tablets, notebooks ou a própria tela da televisão, a sociedade se encontra cada vez mais imersa no mundo eletrônico. Dados de uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), destaca que, atualmente, o Brasil é o segundo país que mais utiliza tela no mundo, com 56,6%, seguido apenas da África do Sul. As telas têm desempenhado papel fundamental na área da educação e trabalho, no entanto, o uso excessivo pode desencadear uma série de problemas na vida das pessoas. 

Deseja saber mais sobre o assunto e qual a importância de reduzir o uso de telas? Então te convidamos a ler este conteúdo produzido por nós, do Blog da Up Health, em parceria com nossos especialistas. 

Entenda a importância de reduzir o uso de telas! 

Atualmente tem se tornado cada vez mais difícil viver sem fazer uso de telas. Seja no trabalho, nas escolas ou em momentos de lazer com a família e amigos, os aparelhos eletrônicos estão presentes. O uso desses objetos permite que as pessoas interajam, se divirtam e se aproximem. No entanto, a exposição a eles por longos períodos podem impactar negativamente a saúde. Um estudo publicado no Journal Of Integrative Neuroscience, indica que ficar muito tempo na frente de uma tela afeta o processo de desenvolvimento cognitivo, além de contribuir para o aumento dos riscos de distúrbios comportamentais e emocionais.

Uma outra pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Ciências Médicas Gerais (Nigms), destaca, ainda, que a luz dos dispositivos usados principalmente durante a noite, pode comprometer a saúde dos indivíduos, levando-os a desenvolver distúrbios do sono, depressão e demais doenças.

Saiba de que forma o uso de telas afeta as  crianças! 

De acordo com estudos de médicos oftalmológicos do curso de Medicina da Universidade Positivo, a população mais nova, em especial as crianças, correm o risco de desenvolver miopia. O estudo ressalta, ainda, que até o ano de 2050, cerca de 50% da população mundial pode estar míope devido a falta de limites na utilização de telas. No caso das crianças, quando expostas por longos períodos aos aparelhos eletrônicos, elas perdem a oportunidade de desenvolver habilidades fundamentais, por exemplo o contato direto com diferentes objetos e, também, com a natureza.

Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda para as famílias que crianças até os 2 anos de idade não tenham contato com nenhum tipo de tela. A partir dos 2 anos de idade até os 8, a utilização está liberada no máximo por uma hora no dia. 

Aprenda como limitar o uso de telas!

Para evitar graves problemas de saúde, é fundamental definir limites diários do uso de telas. Essa pode ser uma estratégia eficaz para aqueles indivíduos que são dependentes dos aparelhos eletrônicos. Por esse motivo, confira três maneiras de reduzir essa exposição:

1 – Faça pequenos intervalos das telas durante o dia: alguns indivíduos trabalham o dia todo na frente do computador, no entanto, é fundamental se afastar um pouco da tela para lubrificar os olhos e piscar mais vezes;

2 –  Desative as notificações do seu smartphone: um estudo realizado pela BMC Psychiatry, indicou que cerca de 23% das pessoas possuem comportamento classificado como vício quando não podem usar o celular. A chegada de notificações podem causar ansiedade nos indivíduos. Grande parte das vezes as mensagens não são urgentes, mas devido ao vício, os indivíduos as visualizam na mesma hora. Nesse caso, desativar essas notificações podem auxiliar em um dia mais leve e tranquilo;

3 – Utilize o tempo de lazer com outras atividades: em dias de folga e/ou finais de semana, a prática de atividades físicas, a leitura de um livro ou até mesmo caminhar, podem contribuir para a redução do uso de telas. Isso porque o indivíduo terá sua atenção voltada diretamente para a atividade que estará sendo realizada. 

Acompanhe nossos serviços e novidades

Acompanhe o nosso Blog para ficar atualizado com materiais exclusivos acerca dos nossos serviços e demais novidades. 

Acompanhe a Up Health no Instagram

Acompanhe a Up Health no LinkedIn

Conteúdos que podem te interessar!

Como se preparar para um exame laboratorial

Benefícios da laranja vão além da Vitamina C

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *