Em outubro, o mundo se veste de rosa para reforçar a importância da conscientização e prevenção ao câncer de mama. A campanha Outubro Rosa, é um movimento global que possui o objetivo de alertar a população, principalmente as mulheres, sobre a relevância do diagnóstico precoce e das medidas preventivas para combater a doença que afeta milhares de vida todos os anos. De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), durante o triênio 2023-2025, são esperados cerca de 704 mil novos casos de câncer no Brasil. A pesquisa indica que nas mulheres, o câncer de mama se caracteriza como o mais incidente, depois do câncer de pele.
Deseja saber mais sobre o assunto e quais os cuidados as mulheres precisam adotar para a preservação da saúde? Então te convidamos a ler este conteúdo produzido por nós, do Blog da Up Health, em parceria com nossos especialistas.
Saiba o que é o Câncer de Mama!
De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), o câncer de mama é uma das causas mais frequentes de morte, principalmente, na população feminina. O INCA, define a doença como um tumor maligno que possui o potencial de apoderar-se de outros órgãos, tornando-o um dos tipos mais comuns de câncer. Ele também é conhecido como neoplasia. O câncer de mama é caracterizado pelo crescimento de células cancerígenas na mama e, mesmo com dados alarmantes, sua ocorrência pode ser considerada rara antes dos 35 anos de idade.
Confira 3 principais causas do câncer de mama!
Embora não seja possível definir uma única causa para o aparecimento do câncer de mama, existem diferentes fatores que podem contribuir com o risco de desenvolvimento da doença. Portanto, compreender quais são esses fatores, torna-se fundamental para a prevenção e o tratamento adequados. Um estudo realizado pelo Hospital das Clínicas de Medicina de Marília-SP (HC FAMEMA), destaca 3 dos principais motivos que aumentam o risco da doença. Confira!
1 – Fatores genéticos e hereditários: diretamente ligado ao histórico familiar de câncer de mama antes de 50 anos de idade, alteração genética, câncer de ovário, entre outros.
2 – Fatores hormonais: casos de uso de contraceptivos hormonais com progesterona e estrógeno, primeira menstruação precoce, antes dos 12 anos de idade, realização de terapia de reposição hormonal por um período maior que cinco anos são alguns aspectos.
3 – Fatores comportamentais: uso excessivo de bebidas alcoólicas, exposição a radiações ionizantes em tratamentos, tabagismo, obesidade e sedentarismo são alguns fatores.
Como prevenir o câncer de mama: saiba mais!

A prevenção é um dos meios mais eficazes para evitar a doença. De acordo com artigo publicado pela Pfizer, a prevenção contra o câncer inicia a partir do autoexame, onde a própria mulher pode fazer mensalmente a partir dos 20 anos de idade. Nesse sentido, é necessário que cada indivíduo fique atento aos sinais e sintomas, por exemplo nódulos palpáveis na região da mama e alterações na pele que recobre a região do nódulo. Além do autoexame, a realização da mamografia se torna ainda mais fundamental, afinal, ela é a responsável pelo processo de rastreamento que possa indicar o surgimento da doença. No entanto, a adoção de novos hábitos também é um meio ideal para a redução dos fatores de risco para o câncer de mama, confira alguns!
- Praticar exercícios físicos;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Adotar uma alimentação mais saudável e equilibrada;
- Evitar o uso de hormônios sintéticos. Utilizar apenas prescrição médica.
Acompanhe nossos serviços e novidades
Acompanhe o nosso Blog para ficar atualizado com materiais exclusivos acerca dos nossos serviços e demais novidades.
Acompanhe a Up Health no Instagram
Acompanhe a Up Health no LinkedIn
Conteúdos que podem te interessar!
Add a Comment